segunda-feira, abril 25, 2011
CHOCOLATE : Um alimento Funcional
O equilíbrio na alimentação deve ser respeitado durante o ano todo, mas há momentos e épocas em que este controle se torna mais frágil como quando estamos estressados, ansiosos, em lugares onde as tentações são fartas como em festas, aniversários, comemorações, e, uma delas é a Páscoa! Principalmente porque é quando o símbolo desta data é justamente o que mais desperta principalmente o desejo das mulheres mas também da maioria das pessoas: o CHOCOLATE! O chocolate dos tradicionais ovos de Páscoa, as colombas, os bombons, estão por toda a parte e são utilizados para serem presenteados. Comemorar com estas delícias não é pecado, afinal a alegria também vem do prazer de se alimentar e saborear. O problema está nos tipos de chocolates, na quantidade e na freqüência do consumo destas delícias...
O chocolate é um alimento funcional, pois, além de nutrir pode proporcionar benefícios ao nosso organismo, dependendo da sua composição nutricional, da quantidade e juntamente com uma dieta saudável.
O chocolate é composto principalmente por pasta de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite, com variações nas concentrações destas substâncias que classificam o tipo do chocolate (ao leite, light, diet, amargo, meio amargo, sem lactose, sem glúten), além dos incrementos e recheios que aumentam o valor calórico.
A Organização Mundial da Saúde preconiza o consumo de no máximo 50 gramas de chocolate ao dia para que não se ultrapasse o limite de gorduras e açúcares.
O cacau presente nos chocolates é que o faz tão valioso e cheio de benefícios à saúde, sabendo escolhê-lo e a quantidade a ser consumida, só lhe fará bem!
Benefícios
Teor de antioxidantes de alguns alimentos. O cacau em pó é que possui um dos maiores teores seguido do açaí e em 3º o chocolate amargo:
Rico em substâncias chamadas de polifenóis, entre eles flavonóides com poderosa ação antioxidante ao organismo. O poder antioxidante neutraliza os efeitos de danos celular causada pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade)
Ajuda na vasodilatação sanguíne que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares
Tem comprovada ação anticarginogênica. O chocolate amargo pode possuir 3600ug de polifenóis do cacau e o chocolate ao leite 100ug (por 100 gramas de chocolate), são estes polifenóis que também ajudam na prevenção da doença
Do cacau também pode-se obter o extrato vegetal composto por ácidos graxos e contém uma excelente propriedade no que se diz respeito à hidratação, pois ele evita o ressecamento da pele e a perda de água, assim, quanto mais cacau tiver o chocolate, melhor!
Ao comer chocolate com alto teor de cacau (60 a 80%) tem-se ainda elevação nos níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no cérebro levando à sensação de bem estar e melhora do humor. Consumi-los nos momentos de ansiedade e TPM pode ser um alívios justamente por estas sensações que o chocolate proporciona, o que pode até viciar...
Por que o chocolate vicia?
Estudos mostram que o vício pode se dar inclusive pela substância chamada anandamina, um tipo de gordura que ativa os receptores químicos cerebrais. Contrariamente a esta sensação contém também substâncias estimulantes do Sistema Nervoso Central, como a cafeína e a teobromina. Uma barra de chocolate possui aproximadamente 10 mg de cafeína que ajuda a melhorar a energia e o raciocínio.
Chocolate e Emagrecimento
Uma pesquisa que vem da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Esses ácidos interferem na produção da leptina que é o hormônio da saciedade e, além disso, os ácidos fenólicos são antioxidantes, prevenindo o acúmulo de gordura nas células.
As pesquisas demonstram que os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina uma substância antiinflamatória a qual pode ajudar a reduzir os riscos de diabetes e aterosclerose.
Um outro estudo divulgado no Journal of Agriculture and Food Chemistry atribui ao cacau o poder inibir o mecanismo que faz o nosso organismo estocar ou produzir mais gordura. Esta ação se deve ao chocolate amargo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário