sábado, junho 25, 2011

FESTA JUNINA E ALIMENTAÇÃO



O São João é a época de forró, quadrilhas, fogueiras e fogos. Mas a festa junina também é conhecida pelos excessos. Muitas pessoas não resistem às comidas típicas da data e acabam comendo mais do que devem, causando prejuízos à saúde. Cuidados com a ingestão de bebidas alcoólicas e com o local em que vai comer durante a festa também devem ser adotados.

 Milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão são algumas das  tentações gastronômicas que marcam as festas juninas. Mas alguns cuidados com a alimentação destes eventos podem ajudar a evitar problemas de saúde.nesta época do ano são comuns os casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados.


Nesta época do ano são comuns os casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados.


É importante nestas festas observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento dos alimentos, a temperatura ambiente, a vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes da época. Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica devem ser consumidas no mesmo dia do preparo. Por isso, o ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que raramente acontece neste tipo de evento.


Também devemos  ter cuidado realmente com os excessos, pois essas comidas são muito carregadas e aumentam a quantidade de gordura e de açúcar no sangue. O São João é uma festa tradicional e a gente não deve se privar. É claro que algumas condições, como diabetes, cardiopatas e hipertensos, tem que seguir as orientações do nutricionista. Mas se, ao longo do ano, você, além da atividade física, segue direito a dieta tem o direito de sair um pouquinho dela, mas sem excessos.


 Os diabéticos e hipertensos devem ter atenção redobrada com as comidas desta época do ano. Essas comidas são muito ricas em açúcar. O pé de moleque, por exemplo, além das calorias, tem o amendoim, a castanha e o açúcar. Então, o diabético tem que ter muito cuidado , pois não pode exceder porque pode ter realmente complicações com relação a isso.




Esta é uma época de alegria, danças e festas...

Os pratos nos fazem lembrar a infância, como por exemplo, rapadura, bolo de milho, pé-de-moleque, pipoca, batata doce, entre outros. Mas como aproveitar esta época sem por em risco a alimentação saudável?
Pois bem, algumas dicas podem ajudar na hora que bate aquela vontade...


- Planeje-se! Ao acompanhar os amigos e participar de uma festa junina, o planejamento é imprescindível. Nas refeições que antecedem o evento, procure ingerir alimentos leves e menos calóricos. Não pule refeições só porque pretende comer mais na festa;

- Escolha! Opte por ingerir os alimentos que realmente goste. Não coma só por comer.

- Pense! Antes de ingerir determinado alimento, pense se realmente vale à pena comer aquele alimento. Coloque numa balança o esforço que está fazendo para perder peso ou para mantê-lo. Se você acha que vale a pena, coma sem culpa, mas não exagere.

Alguns alimentos mais utilizados para os pratos típicos da festa junina importantes nas funções
 nutritivas são:

 


- Amendoim: contém vitamina E, poderoso antioxidante e sua gordura é importante, pois é através da gordura que as vitaminas A, D , E, K, são absorvidas.

- Milho: fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas e as funções nervosas em equilíbrio), vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.

- Batata doce: fonte de betacaroteno.

- Pinhão: fonte de proteína, cálcio, magnésio e fibras;

- Mandioca: excelente fonte de carboidratos, boa fonte de cálcio e fósforo.

Não podemos esquecer de que também existe a opção de preparar as comidas típicas de forma mais saudável em casa. A substituição de alguns ingredientes pode reduzir bastante a quantidade de gordura e açúcares, e conseqüentemente a energia fornecida pelo alimento. Portanto deixando a preparação mais leve e adequada para o consumo...

 E BOAS FESTAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário